buscape

quinta-feira, 3 de março de 2011

Tipos de Solo

Conheça as particulatidades de cada tipo de solo

Tipos de Solo Existentes

Tipos de Solo Existentes

O tipo de solo encontrado em uma região é muito importante para definir vários outros fatores, como se a região será propícia para a agricultura, qual será o tipo de flora, entre outros aspectos naturais.

A qualidade e características de solo vão depender de diversos fatores, como o tipo de rocha do qual o solo se originou, o clima do local, a matéria orgânica presente e até a vegetação encontrada no local.

O tipo do solo influência até mesmo o desenvolvimento econômico de uma região, pois do solo depende a agricultura e outros aspectos de desenvovimento de uma comunidade.
Conheça os tipos de solo

Classificação

Classificação

Solo arenoso

Nos solos arenosos existe uma quantidade de areia maior que o encontrado em outros solos. Essa quantidade de areia pode chegar a 70% da composição do solo, e isso faz com que eles sejam porosos e permeáveis.

Justamente por esta permeabilidade os solos arenosos geralmente são pobres, não sendo bons para a agricultura.
Geralmente os solos arenosos estão presentes em desertos ou regiões desertificadas.

Solo argiloso

Na composição de um solo argiloso é possível encontrar até 30% de argila, que é mais fina do que a areia e mais fortemente ligada.

Isso garante que a água e os nutrientes serão retidos pelo solo, tornando-o mais fértil e rico.

No entanto, a quantidade de água despejada no solo não pode ser muito alta para não encharcá-lo (pois assim o solo se torna lamacento), mas também não muito baixa para não deixá-lo rachado e seco (pois o solo ficará compactado e duro), pois essas duas condições adversas podem comprometer a saúde e fertilidade desse tipo de solo.

Terra preta

Fértil

Fértil

A terra preta é farta em húmus, e é fértil. O húmus é eficiente na retenção de água e sais minerais, além de permitir uma boa aeração. A decomposição de resíduos orgânicos neste tipo de solo fornece diferentes tipos de nutrientes.
Além disso a terra preta não é muito ácida, favorecendo o plantio de diversas espécies vegetais.

Terra roxa

O solo deste tipo também é fértil, e é composto pela decomposição de rochas do tipo arenito-basáltico.
A cor variando entre o avermelhado e o arroxeado se deve à forte presença de minerais, em especial o ferro.

O termo “terra roxa” foi inspirado na expressão italiana “terra rossa”, que significa terra vermelha.
Este tipo de solo é antigo, e está presente em grande quantidade nas regiões sudeste e sul do Brasil, sendo que no Sul é bem destacada a presença da terra roxa.

Mesmo com as propriedades naturais do solo favorecendo a agricultura, é necessário cuidar dele para que não perca os nutrientes e riqueza. A vegetação é importante no equilíbrio natural, sendo assim o desmatamento compromete a saúde do solo.