buscape

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Erosão

Introdução

A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.

Causas naturais

No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra. O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.
Quando um vulcão entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande.
A mudança na composição química do solo também pode provocar a erosão.

Causas humanas

O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.

Atividades de mineração, de forma desordenada, também podem provocar erosão. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.

Prejuízos ao ser humano

A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.

Formas de evitar

· Não retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas;
· Planejar qualquer tipo de construção (rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis, etc) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra;
· Monitorar as mudanças que ocorrem no solo;
· Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.


COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM

As plantas se alimentam?1microscope11-med.jpg

“Mas é claro que sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e “traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!

Claro que não viu ! Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos entender melhor esse processo.

Se, por acaso, já passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese. Você está no caminho certo!!! As plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).

A palavra Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas , algas e algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.

Com o auxílio da energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados produzem um tipo de açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado para o ar.

fotossintese.jpg

Graças a esse processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.

O Planeta agradece !!!