buscape

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Solo em Tapiramutá

O Município de Tapiramuta é caracterizado pela presença de litótipos representantes do grupo Chapada Diamantina, complexo Mairi, além de granitóide sintectônico. Coberturas detrito-lateríticas,constituídas por areia com níveis de argila e cascalho e crosta laterítica, ocorrem em uma área extensa na porção ocidental e central do município. O grupo Chapada Diamantina está representado pelas formações Caboclo e Tombador. A formação Tombador é constituída por arenito, arenito conglomerático e pelito, além de quartzoarenito eólico com intercalações de arenito mal selecionados e arenito conglomerático. Os arenitos da
formação Tombador passam gradacionalmente para os lamitos e arenitos finos interestratificados da formação Caboclo (laminito algal, calcarenito silicificado, pelito e arenito laminados e estromatólito colunar). O substrato cristalino é representado pelo complexo Mairi, constituído por ortognaisse migmatítico, tonalítico-trondhjemítico-granodiorítico, com enclaves máfico e ultramáfico, e granitóides sintectônico constituído por tonalito, granodiorito e diorito, em parte gnaissificados, calcialcalinos de alto K, metaluminosos.
Seus solos foram identificados como latossolos álicos e argissolos eutróficos, sustentando uma biota vegetal formada pelos tipos floresta estacional decidual ou semidecidual e floresta ombrófila densa.

Fonte; cprm.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário