
Adubação orgânica X Adubação inorgânica
Nos fertilizantes quimicos, podemos determinar com precisão a quantidade de minerais. Assim, depois de uma análise do solo, é possível escolher os tipos de fertilizantes que irão repor os sais minerais que estão em falta.
Já os adubos orgânicos levam mais tempo para ser assimilados pelas plantas, uma vez que precisma passar pelo processo de decomposição, que os transforme em sais minerais. Em compensação, eles tornam o solo mais poroso, ajudando na retenção de água e de ar. Além disso, permitem o desenvolvimento de microrganismos importantes na decomposição e na reciclagem da matéria.
A aplicação de fertilizantes químicos podem trazer problemas ecológicos. Esses produtos são facilmente dissolvidos em água e podem ser carregados para ambientes aquáticos, causando desequilíbrio.
A Adubação química pode ser feita com adubos ou fertilizantes químicos, que são sais minerais extraídos de minerais ou produtos indistrializados. Esses adubos são em geral, uma mistura de sais dos principais nutrientes empregados pelas plantas: nitrogênio, potássio e fósforo, entre outros.
A Adubação orgânica é feita com restos de vegetais (folhas, galhos, cascas, etc), farinha de ossos e estrume de boi, porco, galinha, etc.