buscape

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SOLO

Curiosidades sobre o solo e seu uso

Todos os solos podem ser cultivados?

Nem toda a superfície do globo pode ser usada para fins agrícolas. Muitos solos não são propícios para o cultivo, principalmente em regiões frias como o Ártico, a Antártida e as montanhas. Outras terras são muito desérticas, altas demais ou pobres em nutrientes. As áreas não aptas representam mais de 60% do continente terrestre.

O problema ambiental mais sério na agricultura é a erosão

A erosão do solo é o fator mais sério de degradação. Em média, 30% da área agrícola já foi degradado em razão deste problema, que é tão grave em algumas regiões, que 2 milhões de hectares por ano deixam de ser produtivos. No Brasil, esse é o fato que mais atinge as ricas terras agriculturáveis dos estados do Sul.

O que afeta a atividade agrícola

Cerca de 40% da produção agrícola se perde por causa de doenças, pragas e ervas daninhas. As pragas são as que mais causam danos, pois seu combate pode ser contraproducente. A utilização de uma imensa variedade de agrotóxicos afeta mais as espécies de insetos e aves que as próprias pragas. Os agrotóxicos também podem ter efeitos muito graves na saúde dos agricultores encarregados de aplicá-los.

Erosão e agrotóxicos

A agricultura em áreas da Mata Atlântica apresenta problemas de erosão, abuso de agrotóxicos, queimadas, poluição e desmatamento. A conseqüência mais visível é o surgimento de buracos em regiões de solo frágil. Pesquisadores apontam como principais soluções a adubação, o plantio direto e o controle biológico, além, da manutenção da biodiversidade.

Desertificação

Cerca de 180 mil Km2 de terras brasileiras – a maior parte delas na região Nordeste – estão em processo de desertificação só visto no continente africano. O desmatamento desenfreado e as práticas erradas de uso do solo fazem com que a cada minuto, uma média de 12 hectares de terra virem deserto no mundo.

Fonte: Informativo Embrapa Meio Ambiente

22 comentários:

  1. a erosao e provocada pela açao humama ,quandoo homem dismata a naturesa e corta as arvores ,nos lugares das arvores rancadas vai aparece burracos causando aerosao

    ResponderExcluir
  2. eu nao discordo dele eu concordo com ele ele estar serto e quase o que eu ia falar estou sem palavras

    ResponderExcluir
  3. os tipos de erosao e erosao pluviral solida aeroica e etc,tem erosao que provocada pela naturesa como as chuvas fasem burracos na terra com isso o solo fica riuin para plantar e o solo perde todos os nutrientes que a o solo

    ResponderExcluir
  4. no caso do sertao a erosao ela e mais intenca ,i quando passa as chuvas so deixa burracos provocando a erosao maior ainda

    ResponderExcluir
  5. si o homem continuar desmatando a naturesa vai vira desertos seios de burracos grandes

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com todos os comentarios e acho q se o homem ñ se concientizar a coisa vai piorar.e eu queria q o senhor falasse 1 pouco sobre o reflorestamento!(daniel e rodrigo melhorem a ortografia)!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. a erosao de solos. a erosao de solos sao consideradas consequencias direta dos produtos quimicos utilizado nas plantacoes

    ResponderExcluir
  8. a erosão do solo são considerados com consequeias diretas dos produtos. ALUNA=miliana série=7a

    ResponderExcluir
  9. adubação organica são todos adubos que são derivados

    Aluna=Miliana


    Série=7ª
    Turma=A

    ResponderExcluir
  10. O solo é um recurso fundamental para a prática de atividades extremamente importantes para o ser humano, como a agricultura, a construção de cidades, de estradas, a instalação de indústrias e de usinas geradoras de energia, entre outras. Em muitas áreas, esse recurso encontra-se totalmente desgastado.
    A própria natureza se encarrega do desgaste dos solos através da ação de seus inúmeros elementos: a água, o vento, a alternância de temperaturas (frio e calor), etc. O homem, no entanto, agrava a situação e pouco ou nada faz para evitá-la.

    ResponderExcluir
  11. Os solos podem ser contaminados por substâncias químicas usadas na agricultura (agrotóxicos), por vazamentos de substâncias tóxicas transportadas nas rodovias ou ferrovias e, principalmente, pelo lixo sólido.

    Acelerando a erosão dos solos

    Entendemos por erosão do solo a perda da ca¬mada superficial da litosfera, rica em matéria orgânica, onde existe vida microbiana e que permite o desenvolvimento da vida vegetal.
    Entre as várias situações em que o homem pro¬voca ou agrava a erosão dos solos, podemos destacar:
    - os desmatamentos desordenados;
    - as queimadas;
    - a desertificação;
    - a prática da agricultura;
    - os deslizamentos provocados por abertura de estradas e construções em geral.

    ResponderExcluir
  12. Os solos podem ser contaminados por substâncias químicas usadas na agricultura (agrotóxicos), por vazamentos de substâncias tóxicas transportadas nas rodovias ou ferrovias e, principalmente, pelo lixo sólido.

    Acelerando a erosão dos solos

    Entendemos por erosão do solo a perda da ca¬mada superficial da litosfera, rica em matéria orgânica, onde existe vida microbiana e que permite o desenvolvimento da vida vegetal.
    Entre as várias situações em que o homem pro¬voca ou agrava a erosão dos solos, podemos destacar:
    - os desmatamentos desordenados;
    - as queimadas;
    - a desertificação;
    - a prática da agricultura;
    - os deslizamentos provocados por abertura de estradas e construções em geral.

    ResponderExcluir
  13. A desertificação

    O termo desertificação surgiu na França, no fi¬nal da década de 1940. A intenção era caracterizar áreas que estavam ficando desérticas, ou mesmo a expansão dos desertos já existentes.
    A ONU define desertificação como "a degra¬dação das terras nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de fatores diversos, como as variações climáticas e as atividades humanas". Essa definição faz parte da Agenda 21 da ECO-92, rea¬lizada no Rio de Janeiro. O mesmo documento determina que, por degradação da terra, se entende:
    - a degradação do solo e dos recursos hídricos;
    - a degradação da vegetação e da biodiversidade;
    -a redução da qualidade de vida.
    Durante a ECO-92, foi proposta uma Conven¬ção Internacional sobre Desertíficação e Seca, que conta com a participação do Brasil O assunto já vinha sendo discutido desde 1977 pela comunidade internacional. Nesse ano, a ONU realizou a Primeira Conferência Internacional sobre Desertificação, em Nairóbi, no Quênia. Data também dessa época o Primeiro Pla¬no de Ação Mundial de Luta contra a Desertificação.
    Devido ao fracasso desse plano, a Convenção proposta na ECO-92 tinha força de lei internacional, devendo ser obedecida pêlos países signatários. Em 1994, foi assinada em Paris, por 160 países, a Convenção Mundial contra a Desertificação. Instituiu-se, na ocasião, 17 de julho (dia da assinatura da Con¬venção) o Dia Nacional do Combate à Desertificação.
    A desertificação ocorre em 100 países do mun¬do, apenas em alguns ecossistemas (clima árido, semi-árido e sub-úmido seco). As terras ocupadas por esses ecossistemas correspondem a mais de 37% da superfície do planeta. Abrigam mais de um sexto da população mundial e países com indicadores sociais semelhantes: todos têm nível de renda baixo, baixo padrão .tecnológico, baixo nível de escolaridade e consumo de calorias abaixo da média recomendada.
    Em 1997, realizou-se a primeira reunião da Convenção da Desertificação, em Roma. Na conferência, definiu-se que o fenômeno da desertificação acontece mais em consequência da ação do homem do que por mudanças climáticas.
    O Brasil sediou, em 1999, outra reunião para debater o assunto. Em Olinda, Pernambuco, representantes de 190 países discutiram o problema. Foram definidas nessa reunião as principais causas e implicações da desertificação.

    ResponderExcluir
  14. o brasil desidiu em 1999 uma reunião para debater o assunto. Em olinda,pernanbuco,representantes de 190 paises discutindo os problema. E foram definidas nessa reunião as pricipais causas de desertificação.

    Série=7ª A

    ResponderExcluir
  15. Lixo sem falar que muitas pessoas morrem por causa que anda nos lixões , projidica muito a saude das pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Lixo , sem falar que muitas pessoas morrem por causa do mal cheiro ou seja o chorume, e tambem anda nos lixões que projidica a saude das pessoas.


    ALUNA= Daniela 7ª A

    ResponderExcluir
  17. Lixo é restos de alimentos dos seres humanos.



    Dniela 7ª A

    ResponderExcluir
  18. Lixo é importante em algumas coisas como resiclagem e varias outras coisas.

    Daniela 7ª A

    ResponderExcluir
  19. Existe algumas formas de acabar com a poluição como:não jogar lixo nas ruas, não poluir as águas, as praias, os mares , os rios,e não jogar lixo no chão.

    Daniela 7ª A

    ResponderExcluir
  20. Se todos colaborar eu tenho serteza que o lixo no mundo ira disminuir 10 %.

    Daniela 7ª a

    ResponderExcluir
  21. Lixo é importante em algumas coisas como resiclagem e varias outras coisas. Se todos colaborar eu tenho serteza que o lixo no mundo ira disminuir 10 %.Lixo é restos de alimentos dos seres humanos.Lixo , sem falar que muitas pessoas morrem por causa do mal cheiro ou seja o chorume, e tambem anda nos lixões que projidica a saude das pessoas.Existe algumas formas de acabar com a poluição como:não jogar lixo nas ruas, não poluir as águas, as praias, os mares , os rios,e não jogar lixo no chão. cleiton queiroz 7ª D

    ResponderExcluir
  22. Lixo é importante em algumas coisas como resiclagem e varias outras coisas. Se todos colaborar eu tenho serteza que o lixo no mundo ira disminuir 10 %.Lixo é restos de alimentos dos seres humanos.Lixo , sem falar que muitas pessoas morrem por causa do mal cheiro ou seja o chorume, e tambem anda nos lixões que projidica a saude das pessoas.Existe algumas formas de acabar com a poluição como:não jogar lixo nas ruas, não poluir as águas, as praias, os mares , os rios,e não jogar lixo no chão. cleiton queiroz 7ª D

    ResponderExcluir