buscape

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COMBATE À ESCRAVIDÃO

A ONG Repórter Brasil acompanha o problema do trabalho escravo contemporâneo desde 2001 informando à sociedade e desenvolvendo projetos que contribuem para a erradicação dessa prática. A organização é membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), criada em 2003 pelo Presidente da República e formada por ministérios, instituições da Justiça e do Ministério Público e entidades da sociedade civil.

Nesse área, é responsável pelos seguintes projetos:

"Escravo, nem pensar!



O objetivo do projeto é diminuir, através da educação e da comunicação comunitária, o número de adolescentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste aliciados para o trabalho escravo na fronteira agrícola amazônica. Consiste em campanhas de informação para capacitar líderes populares e professores e educadores para introduzir o tema do trabalho escravo contemporâneo em sala de aula e na comunidade. O projeto teve início em 2004.

9 comentários:

  1. quando os caras ver um cara chegar no omnibus todo elegante e cheroso, naô va por que vao ser escravizado e explorado.

    diga naõ a escravidaô!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. quando um negro esta trabalhando um branco vai e fala isso esta errado faça direito mas quando e um branco que esta trabalhando fala muinto bem esta sertinho e tambem tem uns rasista um negro chega em um lugar todos ficao olhando e cochichando e falando e mais esse homem e preto pareçe vum carvao. nunca faça isso porque agora como a lei estar da cadeia. e tambem nao aproveite porque ele e negro para escravisar nao porque negro tambem e jente e tem coraçao igual a todos do mundo

    ResponderExcluir
  3. nao escravise nao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Escravidão é crime ñ só com o negro mas com os brancos também,tome cuidado as vezes a gente procura uma vida melhor e acaba estragando o que ja construiu.KARINE 7B.

    ResponderExcluir
  5. Como uma pessoa escrava se torna livre


    Fiscal toma depoimento de trabalhadores libertados na fazenda Cabaceiras, em Marabá, sul do Pará.
    Grupos móveis de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, compostos de auditores fiscais do Trabalho, procuradores do Trabalho e policiais federais, apuram denúncias realizando vistorias de surpresa, aplicando multas e libertando pessoas quando são constatadas irregularidades. Uexlei Pereira é um jovem que foi encontrado pelo grupo móvel no dia 25 de novembro de 2003 em um sítio próximo à cidade de Sapucaia, Pará. A denúncia surgiu de um trabalhador espancado por um gato conhecido como "Baiano", que fugiu antes da Polícia Federal chegar. Uexlei recebeu uma carteira de trabalho provisória e recebeu seus direitos trabalhistas diante dos auditores. Disse que tentaria pegar carona de volta para casa em algum caminhão que se dirigisse para o Sul da Bahia.

    ResponderExcluir
  6. muitas pessoas pensam que não existe escravidão mais exisste sim. caras que paressem ser boas pintas enganam trabalhodores desenpregados e viram escravos.
    diga não a escravidão
    camila m. de jesus 7

    ResponderExcluir
  7. Cadeia produtiva do trabalho escravo

    Por iniciativa e pedido da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), esse estudo, realizado pela ONG Repórter Brasil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), identificou as cadeias produtivas em que estão inseridas as fazendas do cadastro de empregadores da portaria 540/2004 do Ministério do Trabalho e Emprego (conhecido como a “lista suja” do trabalho escravo no Brasil). Seu objetivo é informar e alertar a sociedade brasileira, à indústria e aos mercados consumidor, varejista, atacadista e exportador da existência de mão-de-obra escrava na origem da cadeia de produção de muitas mercadorias que hoje são comercializadas no país. (continua)

    Agência de Notícias sobre Trabalho Escravo

    A Repórter Brasil, desde 2001, tem sido um dos principais veículos a cobrir o tema do trabalho escravo no Brasil e a pautá-lo na mídia e nos debates da opinião pública. Atua em parceria com outros veículos de comunicação para a publicação de notícias, artigos e reportagens e realiza seminários voltados para jornalistas, sociedade civil e formadores de opinião. Com isso, a Repórter Brasil tem contribuído para o aumento da incidência do tema na mídia. A Organização Internacional do Trabalho realizou um levantamento revelando que, em 2002, o tema “trabalho escravo” apareceu na mídia em 260 matérias. Em 2003, o número saltou para 1541 e, em 2004, 1518.

    Baseado em sua experiência nessa cobertura, a ONG Repórter Brasil lançou, em abril de 2006, a Agência de Notícias sobre Trabalho Escravo – o primeiro veículo jornalístico voltado para o tema no Brasil. Sua função é aumentar a circulação de informações a respeito da escravidão contemporânea e de todas as formas de trabalho degradante, servindo de pauta para outros veículos de comunicação e de subsídio para ações dos três poderes e da sociedade civil. E, além de informar jornalistas, governo e sociedade, a Agência tem como um dos alvos principais as organizações sociais que atuam junto aos trabalhadores rurais e urbanos de municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com altos índices de aliciamento para o trabalho escravo. (continua)

    Equipe da área de combate ao trabalho escravo

    weveton 7;b

    ResponderExcluir
  8. escravidão no brasil é algo negligente as pessoas vão embusca de trabalho e acabão escravizadas. por isso eu pergunto a vocês quando vai acabar a escravidão?... vlw galera diga não au trabalho escravo!

    THIAGO. ( Nilton junior boleiro embusca do susesso atenção creuzebek a baixaria continua 7°D

    ResponderExcluir
  9. NO DIA EM QUE VOCÊ NÃO IR PELA CONVERÇA DAS PESSOAS QUE CHEGAM E LHES OFERECE EMPREGO EM LUGARES QUE VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR,E PARA SE PREVINIR PESQUISE ANTES DE ACEITAR QUALQUER OPORTUNIDADE DE EMPREGOS,E OUTRAS COISAS

    GILDÊNIA 7ªB

    ResponderExcluir