buscape

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TRABALHO ESCRAVO

Como uma pessoa livre se torna escrava

Ao ouvir rumores de que existe serviço farto em fazendas, mesmo em terras distantes, o trabalhador ruma para esses locais. Alguns vão espontaneamente. Outros são aliciados por "gatos" (contratadores de mão-de-obra a serviço do fazendeiro). Estes, muitas vezes, vêm buscá-los de ônibus, de caminhão - o velho pau-de-arara - ou, para fugir da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, pagam passagens para os trabalhadores em ônibus ou trens de linha.
Há os "peões do trecho" que deixaram sua terra um dia e, sem residência fixa, vão de trecho em trecho, de um canto a outro em busca de trabalho. Nos chamados "hotéis peoneiros", onde se hospedam à espera de serviço, são encontrados pelos gatos, que "compram" suas dívidas e os levam às fazendas. A partir daí, os peões tornam-se seus devedores e devem trabalhar para abater o saldo. Alguns seguem contrariados, por estarem sendo negociados. Mas há os que vão felizes, pois acreditam ter conseguido um emprego que possibilitará honrar seus compromissos e ganhar dinheiro.

8 comentários:

  1. otrabalho escravo e cousado por fazendeiros rico gue mautrato os trabalhadores gue são enganados
    Geidson 7-c

    ResponderExcluir
  2. o domo da fazemda,manda,o gato ir nas cidade atras de trabalhadores,para trabalha na sua fazemda :carvoaria,corte de cama e outros.
    chega o gato na cidade todo cheroso arumado e bonito .ele vai ,na parte mais pobre da cidade e chama os pais de,familia para trabalha na fazemda dele prometendo:cumida ,roupas adquadas ,jantar,cafe da manha e dinheiro no final do mes e promete assinar a carteira de trabalho.
    os maridos,larga suas mulheres e seus filhos para trabalha.
    chegam là eles ver que os caras que trabalha ,saõ explorados. passa fome dorme 5 ni uma cabanma que so cabe 2 a água que bebe e suza sei de insetor usa para toma banho fazer a comida ,vai para uma vendinha la pega as coisas que presisa o açucar é 5 reais sal 12 carme salgada 15 o quilo.
    a noite os trabalhadores ficam trabalhando e o gato e os capanga ficam vigiamdo tem um trabalhador que tenta fugir mas o gato mata ele e intera o trabalhador dulado onde os outros dormen ,fica fedendo e os que dormen ali tem que alguentar o fedor.
    tem um escravo que consegue fugir com a ajuda dos outros,mas ele fica com medo de ir a police e contar que na fazenda o dono esta explorando os trabalhadores,
    trabalham na carvoaria sem a roupa adquada .ai a defeza civiljunto com a police vai la e ver na estrada os trabalhadores indo para a carvoaria e chegado là emcontra o pessoal todo e prende o gato o domo da fazemda.ai vai organizar os documentos deles e pega seu dinheiro que trabalhou todo mes .

    si vc tem uma empregada em casa naõ explora ela por que vai ficar ruim para seú lado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. o trabalho escravo nao pode acontecer mais, porque eles trabalhao e nao recebem e ficao ate com fome tem ves nao tem roupas so fica com as mesmas todo dia nem toma banho tem ves e apanha tambem quando nao quer trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. o trabalho escravo nao e uma esclusividade de paises em desenvolvimento, de paizes pobres ,ele existe em todas as economias do mundo,em todas as regioes e apresentando as mais diversas formas. o trabalho forçado se caracteriza quando um empregador,usando de ameaça,mantem os empregados,em sua propiedade,e lhes vende produtos(alimentos e vestuarios) por preços elevados.os empregados,tenpregados tendo em vista os altos valores cobrados quanto a alimentaçao,moradia, e vestuario, ja mais conseguem saldar suas dividas, sendo impedidos de deixa as propiedades.as jornadas de trabalhos sao elevadas e as condiçoes do ambiente de trabalho sao precarias como: alojamento inadequado,(cozinha szem teto, quartos sem armarios individuais , banheiro sem porta e ETC...). falta de forneçimento de boa alimentaçao e agua potavel( comida sendo preparada no chao agua sem tratamento,sendo utilizada para o consumo de alimentos contaminados por agrotoxicos e etc.. vou deixar esse recado. nunca escravise!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A assinatura da Lei Áurea, em 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, colocando fim à possibilidade de possuir legalmente um escravo. No entanto, persistem situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. O artigo n.º 149 do Código Penal (que trata do crime do trabalho escravo) existe desde o início do século passado. A legislação trabalhista aplicada no meio rural é da década de 70 (lei n.º 5.889). Portanto, tanto a existência do crime como a obrigação de garantir os direitos trabalhistas não são coisas novas. Os proprietários rurais que costumeiramente exploram o trabalho escravo, na maioria das vezes, são pessoas instruídas que vivem nos grandes centros urbanos do país, possuindo excelente assessoria contábil e jurídica para suas fazendas e empresa.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. o trabalho escravo nao pode acontecer mais, porque eles trabalhao e nao recebem e ficao ate com fome tem ves nao tem roupas so fica com as mesmas todo dia nem toma banho tem ves e apanha tambem quando nao quer trabalhar.

    ResponderExcluir
  8. algumas pessoas que o senhor sitou nas suas aulas com a 7ªB OU em outras turmas que as pessoas são iludidas por
    gatos ou seja homens que traficam pessoas para a fazenda
    que tenta fazer o possivel para levar essas pessoas para
    o trabalho escravo diz que o salario e bom quado chega lá
    a morada e ruim a comida e sobras que o pessoal da fazenda deixa e tipo uma lavagem no dia de receber não sobra nada para eles dizem que é para pagar as dispesas
    ygor 7ªB

    ResponderExcluir